Session IPA é a nossa queridinha da Linha Evertreze…
Com amargor extremamente suave, frutada e com teor alcoólico menor do que o da Pilsen, a Session IPA é o rótulo ideal para quem quer uma cerveja mais leve sem deixar de lado a presença do lúpulo.
Session não é propriamente um estilo, e sim uma forma de caracterizar as cervejas mais leves, de uma maneira geral.
Elas são ideais para acompanhar pratos leves ou para serem consumidas em dias mais quentes…
Vem saber mais sobre o que esperar desse rótulo e como combiná-lo, deixando-o ainda mais refrescante!
São versões mais suaves em amargor, e principalmente em teor alcoólico, do que a versão original de um determinado tipo de cerveja. Então, uma Session IPA tende a ser menos alcoólica sem perder as características aromáticas (geralmente cítricas, seguindo a escola americana) e o amargos. Trata-se, em geral, de cervejas “fáceis de beber” com alto grau de drinkability.
Por exemplo, em uma IPA comum o teor alcoólico costuma ficar entre 5 e 7%. Já uma Session IPA terá em torno de 4,5%, e algumas até com 3,4%, sendo mais leves do que muitas do estilo Pilsen.
A necessidade de uma cerveja mais leve surgiu na Inglaterra no século XVIII. Naquela época, os trabalhadores faziam pausas durante o trabalho para beber cervejas, mas não podiam ficar embriagados para não atrapalhar suas atividades. Assim, optavam por cervejas com teor alcoólico mais baixo, geralmente entre 3% e 4% de ABV, como as Bitter e Mild Ales.
Hoje, as cervejarias norte-americanas também produzem versões mais suaves de estilos como IPA e Pale Ale, mantendo a potência do lúpulo, mas com ABV em torno de 4,5%.
Essa versão mais suave da American IPA é ideal para quem está começando a explorar cervejas desse tipo – ‘Ale’.