Uma cerveja suave e equilibrada.
Podemos dizer que a Red Ale, resumidamente, é uma cerveja maltada, com baixo teor alcoólico, notas tostadas e dulçor em evidência – todas essas notas sutis, sem nenhuma extravagância -, além do amargor baixo e em segundo plano.
Assim como com outros estilos, a criação do estilo Red Ale é especulada e cheia de hipóteses. A mais aceita pelo cervejeiros é de que ela surgiu na Irlanda, em torno de 1710, na cervejaria Smithwicks, na cidade de Kilkenny.
Mesmo com a receita sendo reproduzida por diversas cervejarias Irlanda a fora, o nome ‘Irish Red Ale’ não ficou definido logo. O nome ganhou notoriedade pela influência do jornalista Michael Jackson, um dos críticos cervejeiros mais respeitados no mundo.
Dentre os inúmeros estilos oriundos da Irlanda, conhecida pela tradição na produção de cervejas, a Red Ale surgiu a partir da criatividade dos cervejeiros irlandeses para suprir a falta de insumos, reduzindo a quantidade de lúpulo e substituindo parte dos maltes claros tradicionais (e mais caros) por maltes com maior nível de torrefação (mais baratos), e como uma tentativa de reproduzir as populares Bitters, ou English Pale Ales.
Como resultado, obtiveram uma cerveja de coloração avermelhada, perfil mais maltado, com final seco, amargor mais sutil e dulçor presente , ou seja: uma cerveja mais leve e equilibrada do que as da época.
Essas características acabaram não agradando muito o paladar dos irlandeses, acostumados com as tradicionais Porters e Stouts, sendo uma coadjuvante desses outros estilos. Assim, a Irish Red Ale fez mais sucesso em outros países do que na sua própria terra de origem.
Dentro do Estilo Red Ale temos algumas variações. Suas colorações podem variar desde o âmbar ao marrom, em sua maioria são brilhantes e translúcidas. Veja algumas das variedades:
- Irish Red Ale – corpo médio, leve dulçor de caramelo e baixa presença de lúpulo;
- Belgian Flanders – acidez láctica ou acética, aroma frutado de cereja e sem sabor e aroma de lúpulo;
- American Red Ale ou Amber Ale – amargor médio, boa presença de malte e com notas suaves de caramelo;
- Double Red Ale – amargor intenso, lúpulo balanceado com malte caramelo e notas levemente tostadas;
- Imperial Red Ale – teor alcoólico elevado, amargor intenso e presença marcante de lúpulo, balanceado por um malte caramelizado.
As cervejas desse estilo têm o corpo médio, uma cerveja para se apreciar. Em versões mais fortes ela pode trazer um teor alcoólico também mais elevado.
De maneira generalizada, as Red Ales são cervejas com alta drinkabilidade, com bastante realce para o sabor do malte, doce no início e mais torrada e seca para o final. Suas notas torradas e de amargor podem sobressair se servida muito gelada. .