Dos dias mais quentes aos dias mais frios, do amargor bem suave ao amargor presente, do copo ao prato…
Esse é o primeiro post, de uma série deles, onde iremos te apresentar cada um dos nosso rótulos da Linha Evertreze, te contar mais sobre cada estilo e dar todas as dicas de harmonização para você aproveitar o melhor que cada rótulo pode proporcionar, e impressionar!
E para começar, vamos falar da nossa clássica Evertreze Pilsen!
A mais democrática, a cerveja de todos, para todos e em todas as ocasiões.
Você sabe a história e as características de uma Pilsen? Então vem saber mais!
Surgida na segunda metade do século XIX, foi o especialista bávaro Josef Groll que criou essa cerveja suave, clara e fermentada a frio para a recém-criada fábrica Pilsner Urquell, localizada na República Tcheca, antiga região da Bohemia, na cidade de Pilsner.
Os Tchecos não estavam felizes com a cerveja de má qualidade que consumiam – e quem estaria? -, então pediram à Groll que reinventasse a cerveja produzida no local, resultado: uma cerveja dourada, suave, de espuma cremosa e sabor único.
Temos aqui então uma cerveja feita apenas de malte, lúpulo, levedura de baixa fermentação e água. Cor clara, espuma cremosa, amargor suave e perfil lupulado refrescante, dando origem ao estilo Bohemian Pilsner, popularizada depois como Pilsen – ‘de Pilsner’.
Depois de ter virado sucesso na região, a Pilsner Bohemian virou o desejo de produção de muitos outros países dando origem à variações desse estilo.
As Pilsners têm três estilos distintos: tcheco, europeu e alemão. O estilo tcheco é rico em espuma, sabor leve e uma rica cor dourada. O estilo europeu é ligeiramente doce e não é necessariamente produzido a partir do malte de cevada, utilizando arroz e milho. O estilo alemão tem um sabor amargo mais pronunciado, derivado também da presença de sulfato na água, aromas florais e uma cor pálida a dourada.
As Pilsners clássicas são feitas com lúpulos nobres Saaz e Hallertau e levedura de baixa fermentação, e apresentam um nível de álcool por volume (ABV) de 4,2% a 5,8%. São cervejas com perfil de malte remetendo a pão e amargor em evidência, apresentando equilibrado caráter de lúpulo, que pode trazer notas florais ou herbais.
Aqui você encontra as características da nossa Pilsen. Seguindo à risca a receita original, apenas malte, lúpulo, levedura e água são utilizados na produção.
A Pilsner original pode chegar à 45 de IBU, o que não parece muito suave no amargor. Aqui no Brasil costumamos consumir cervejas do estilo Pilsen com IBU entre 8 e 15. A Evertreze Pilsen tem um IBU de 14, sendo um amargor bastante suave ao paladar.
Seu teor alcoólico se mantém baixo com 4,8%, faz com que a drinkabilidade da cerveja seja muito boa e não sobrepõe o frescor proveniente dos lúpulos.
Com toda sua suavidade, a Pilsen é uma cerveja muito fácil de harmonizar, mas lembre-se: sabores opostos tendem a se acentuar. Saborear um doce ao mesmo tempo em que você bebe uma pilsen pode deixar a percepção do amargor bem mais aguçada, bem como o salgado faz com que o amargor se atenue.
Saúde!